O Gato Persa é um bichano maravilhoso para se conviver. Dentre todas as raças, essa é a raça mais carinhosa que existe. Ele ronrona apenas de ser tocado por você. Por outro lado, como tudo mais na vida, ele requer cuidados especiais que alguns outros gatos não requerem.
Portanto, para se criar um gato Persa é necessário que:
Você goste mesmo de ter um Pet do tipo gato, e, em razão disso, seja comprometido com a posse dele e esteja disposto a arcar com as responsabilidades de criá-lo no que diz respeito ao esforço de trabalho ou de recursos materiais inerentes à sua criação.
Existe um custo aproximado de, no mínimo, R$100,00 por mês para se cuidar bem de um gato persa; Isso fora eventuais gastos superiores em caso de doenças.
Se você é do tipo que gosta ou necessita viajar sempre então possuir um gato persa será um problema para você, e mais ainda para ele, porque o gato persa sofrerá por não tê-lo por perto.
Se você possuir um cão grande então será irresponsável da sua parte submeter um bichano desse, apenas lhe dá amor sem nenhuma cobrança em troca, ao risco de uma morte dolorosa e trágica!!!
Outros aspectos de segurança para o gato como: redes nas janelas, casas fechadas por muros, piscinas devidamente cobertas por redes e proibição de contato deles para com outros animais sem saúde controlada, complementam os requisitos para a segurança desses bichanos maravilhosos.
E, finalmente, num mundo capitalista como o nosso, possuir condições financeiras é também fundamental. Sem hipocrisia, da mesma forma que para colocar filhos no mundo…
O Gato Persa é:
Enigmático, mas transparente;
Carinhoso, mas sincero;
Quieto, mas brincalhão;
Ser um criador não é apenas cuidar da melhoria genética e fenótipa desses bichanos, mas…
Apenas quando se convive com um Gato, e, principalmente, se ele for um Persa, é que se terá a noção da magia e da felicidade de se conviver com ele. Por isso tudo, eles merecem o melhor de nós mesmos.