WhatsApp PetitGatô

Devo criar um gato Persa?

Devo criar um gato Persa?

Devo criar um gato Persa?

O Gato Persa é um bichano maravilhoso para se conviver. Dentre todas as raças, essa é a raça mais carinhosa que existe. Ele ronrona apenas de ser tocado por você. Por outro lado, como tudo mais na vida, ele requer cuidados especiais que alguns outros gatos não requerem.


  • Por possuir a carinha mais achatada e o nariz extremado seus vasos lacrimais são mais atrofiados o que leva as lágrimas a escorrerem por fora dos olhos, ou seja, pelo pêlo da face. Em razão disso, se essa lágrima não for limpa diariamente duas vezes por dia, então essa lágrima de PH mais ácido, escorrerá através do pêlo próximo dos olhos. Além disso, essa lágrima se não limpa,  propiciará a formação de um ambiente fértil para a proliferação de fungos, bactérias e vírus. Assim sendo, é fundamental que os olhos do gato Persa sejam limpos, no mínimo, uma vez por dia. Idealmente, pela manhã e a noite.
  • Outra questão se refere ao pêlo dele ser longo. Sendo longo, a tendência ao embaraçamento é muito grande, o que requer que seja penteado carinhosamente e diariamente. Caso contrário aparecerão inúmeros nós que não poderão ser desfeitos.
  • Sua alimentação deve ser balanceada e rica em nutrientes. Para se ter aqueles gatos bonitos é necessários tratá-los com rações de primeira linha e alguns complementos alimentares.
  • Regularmente ele necessita de vermifugação, vacinas e medicamentos como antifúngicos e bactericidas.
  • Necessita també tomar banho, no máximo a cada quinze dias.
  • Como todos os gatos, ele não gosta de mudar de ambiente residencial, sofrendo grande stress se for obrigado a mudar de casa. Por isso, deve ser mantido em sua própria residência, evitando-se ao máximo qualquer mudança e o decorrente stress da mudança de ambiente.
  • Além disso, o gato Persa necessita, de tempos em tempos, de receber assistência veterinária.
  • Sobretudo, um gatinho sozinho sofre de solidão o que o leva à depressão. Por isso, saiba que ter apenas um gato não é o ideal. Se você deseja a felicidade real dele, mais cedo ou mais tarde, você necessariamente terá que arranjar uma companhia para ele. Somente um outro gato o fará companhia em termos de relacionamento (lamber, brincar, correr, lutar de brincadeira, e, mesmo, de vez em quando, rusgar, o que faz parte da socialização felina. Isso é melhor do que a solidão fria. Veja, você e a sua família passam a maior parte do tempo longe dele. Você não rola no chão com ele. Você não o acaricia lambendo-o. Por isso você não o satisfaz em termos de plenitude de vida. Daí, ter dois gatos é o ideal…

Portanto, para se criar um gato Persa é necessário que:

Você goste mesmo de ter um Pet do tipo gato, e, em razão disso, seja comprometido com a posse dele e esteja disposto a arcar com as responsabilidades de criá-lo no que diz respeito ao esforço de trabalho ou de recursos materiais inerentes à sua criação.

Existe um custo aproximado de, no mínimo,  R$100,00 por mês para se cuidar bem de um gato persa; Isso fora eventuais gastos superiores em caso de doenças.

Se você é do tipo que gosta ou necessita viajar sempre então possuir um gato persa será um problema para você, e mais ainda para ele, porque o gato persa sofrerá por não tê-lo por perto.

Se você possuir um cão grande então será irresponsável da sua parte submeter um bichano desse, apenas lhe dá amor sem nenhuma cobrança em troca, ao risco de uma morte dolorosa e trágica!!!

Outros aspectos de segurança para o gato como: redes nas janelas, casas fechadas por muros, piscinas devidamente cobertas por redes e proibição de contato deles para com outros animais sem saúde controlada, complementam os requisitos para a segurança desses bichanos maravilhosos.

E, finalmente, num mundo capitalista como o nosso, possuir condições financeiras é também fundamental. Sem hipocrisia, da mesma forma que para colocar filhos no mundo…

O Gato Persa é:
Enigmático, mas transparente;
Carinhoso, mas sincero;
Quieto, mas brincalhão;

Ser um criador não é apenas cuidar da melhoria genética e fenótipa desses bichanos, mas…

  • É ganhar amigos de pêlos e pernas que jamais irão decepcioná-los;
  • É acreditar na imortalidade da natureza e querer presevá-la sempre mais bela;
  • É ter a coragem de penetrar num mundo diferente e ser igual;
  • É aproximar de instintos verdadeiros e sinceros;
  • É ter a capacidade de compreender gratidões mudas;
  • É a sensibilidade de advinhar olhares;
  • É conviver lado a lado de ensinamentos profundos sobre amor e vida;
  • É , sobretudo, amar os animais, não se restringindo aos padrões éticos da Ciência Médica ou do Trabalho de Criação.

Apenas quando se convive com um Gato, e, principalmente, se ele for um Persa, é que se terá a noção da magia e da felicidade de se conviver com ele. Por isso tudo, eles merecem o melhor de nós mesmos.