--
Gato Persa
O padrão de uma raça é determinado pelas associações que a representam. Assim sendo, existem pequenas variações de associação para associação. Abaixo podemos ver o padrão da FIFe (Federação Felina Internacional).
Normalmente, nessa raça a cor branca associada a presença de olhos azuis está geneticamente relacionada a problemas de audição no animal. Os gatos brancos com apenas um dos olhos azuis pode ser surdo de apenas um ouvido, enquanto que os espécimes com ambos os olhos azuis acabam não possuindo nenhuma audição.
Em 1950, o Gato Siamês foi cruzado com o Persa para criar uma raça com o corpo do Persa (com o padrão do Persa acima descrito) mas com a coloração do Siamês (olhos azuis e cores nas extremidades por isso denominado Persa Colorpoint), sendo este nomeado de Himalaia. A raça Himalaia ficou separada da raça Persa nos Estados Unidos até 1984, quando a CFA as unificou, mesmo com a objeção de ambos os conselhos das raças. Alguns criadores de Persa ficaram descontentes com a introdução desse híbrido em suas linhas puras de Persa.
Assim existem hoje:
Persa Himalaia Ponta Azul (Himalayan Blue Point)
Persa Himalaia Ponta Preta (Himalayan Seal Point)
Persa Himalaia Ponta Vermelha (Himalayan Red Point)
Persa Himalaia Ponta Creme (Himalayan Cream Point)
Persa Himalaia Ponta Chocolate (Himalayan Chocolate Point)
Persa Himalaia Ponta Lilás (Himalayan Lilac Point)
Qualquer uma dessas cores ainda podem vir acompanhadas com as marcação tabby / lynx.
Ainda existe a possibilidade do Himalaio Branco que é decorrente do cruzamento de um Persa Branco com um Himalaio. No caso do Himalaio Branco, não existe o problema de surdêz.